28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/06/23 às 17h18 - Atualizado em 8/04/24 às 15h56

Avenida Principal do Paranoá recebe novo pavimento

COMPARTILHAR

Motoristas precisam ficar atentos a mudanças no trânsito no trecho próximo ao Terminal Rodoviário da região, na altura das quadras 31 e 33

As obras de pavimentação da Avenida Principal do Paranoá chegaram à quarta fase de execução. Atualmente, máquinas e operários da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) trabalham no trecho próximo ao terminal rodoviário da região, na altura das quadras 31 e 33.

‌O serviço consiste na demolição do pavimento antigo, terraplanagem e aplicação de nova estrutura nas duas faixas de rolamento, composta por sub-base, base e pavimento flexível. Ao final da instalação do asfalto, será feita a sinalização horizontal e vertical de todo o trecho. O outro sentido da avenida receberá os serviços em breve.

O serviço consiste na demolição do pavimento antigo, terraplanagem e aplicação de nova estrutura nas duas faixas de rolamento, composta por sub-base, base e pavimento flexível | Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

“Foram feitos estudos que indicaram que a vida útil do asfalto estava chegando ao fim, assim como da terraplenagem. Por isso, tivemos que trocar o material”, explica o assessor especial e executor do contrato na Secretaria de Obras, Vilmar Azevedo.

Devido à obra, os motoristas que desejam descer a avenida precisam estar atentos ao desvio no trânsito. É necessário entrar no acesso anterior ao convencional, que fica próximo ao terminal de ônibus. A entrada indicada é localizada ao lado do 10º Grupamento de Bombeiro Militar. Depois, devem fazer o balão e entrar no Conjunto G da Quadra 31 para chegar à via principal.

O administrador regional do Paranoá, Wellington Santana‌, afirma que “Essa obra traz modernidade e acessibilidade para a região, que tem um comércio muito forte, frequentado por moradores de Planaltina, Itapoã, Sobradinho, Lago Sul e Lago Norte”

‌Aqueles que perderem a entrada precisam seguir pela Estrada Parque Tamanduá (EPTM), dar a volta no balão do Itapoã e, então, fazer a rota indicada. Atualmente, alguns condutores passam por dentro de um posto de gasolina, ao lado do terminal. O acesso, no entanto, não é permitido.

Benefício

Estacionamentos, calçadas e meios-fios da avenida já foram reformados e remodelados. Haverá ainda a execução de outras inovações, como alinhamento das paradas de ônibus com a calçada. O aporte em todo o pacote de ações, incluindo a renovação do pavimento, chega a R$ 16,9 milhões.

‌“Essa obra traz modernidade e acessibilidade para a região, que tem um comércio muito forte, frequentado por moradores de Planaltina, Itapoã, Sobradinho, Lago Sul e Lago Norte. Além de aumentar a segurança da população”, avalia o administrador regional do Paranoá, Wellington Santana. O motorista de aplicativo Gabriel Queiroz, 29 anos, concorda com o gestor: “O asfalto novo deixa a via mais confortável, né? Fica mais macia e mais segura, eu acho”.

Mapa do site Dúvidas frequentes