Imagem: Secreatria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social
O Brasil possui um dos maiores índices de roubo a celulares no mundo. Cerca de 25% da população brasileira afirma já tiveram algum dispositivo móvel roubado ou perdido.
Para evitar que suas informações contidas no aparelho e o comércio ilegal de celulares, a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do DF e a Polícia Civíl do DF lançaram o Programa Fora da Rede, que bloqueia os aparelhos.
Para que o bloqueio seja possível é necessário que a vítima faça o registro de ocorrência do roubo ou furto na delegacia mais próxima ou por meio da Delegacia Eletrônica. Para isso, é necessário informar o número da linha, o nome e o CPF do titular da linha (caso não seja a própria vítima) e o número do IMEI.
O número do IMEI não é obrigatório no caso de registro presencial em uma das Delegacias de Polícia, mas ele facilita a validação das informações, garantindo o efetivo bloqueio. Aparelhos celulares com mais de um chip possuem mais de um número de IMEI.
Para compreender melhor o que deve ser feito em caso de roubo ou furto do aparelho móvel, assita a esse vídeo https://goo.gl/4oeuE1 .
Vale ressaltar que o cidadão pode denunciar o comércio ilegal de aparelhos por meio do site da Polícia Civil, pelo disque denúncia no telefone 197, opção 0. Outra opção é mandar uma e-mail para denuncia197@pcdf.df.gov.br ou ainda pelo WhatsApp (61) 98626-1197.
Administração Regional do Paranoá
Praça Central Lote 01 - Área Especial Nº 01 - CEP: 71.570-000
BRASÍLIA - DF